Com a elaboração e desenvolvimento dos jogos tradicionais, o grupo teve como principais objectivos por um lado, mostrar aos visitantes deste blogue como antigamente se ocupava o tempo livre, e por outro levar o sénior a reviver e relembrar momentos do seu percurso de vida. É importante não deixar que caia no esquecimento as tradições e costumes de tempos antigos. Grupo: Rita Garrido, Inês Campos, Claúdia, Nádia Félix, Filipe Ramalho, Luís Coelho e Helena
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Jogo do Prego
Número de jogadores
- Mínimo 2
Material
- Pregos, um por jogador.
- Também se pode jogar com um prego só, sendo lançado à vez por cada jogador.
Nota: o prego indicado é um dos grandes, mais conhecido tecnicamente por cavilha.
Descrição
● Este jogo consiste em espetar o prego de várias formas diferentes na areia, seca ou molhada.
● Quem conseguir somar mais pontos ou eliminar todos os outros pregos vence o jogo.
Regras
Cada jogador tem o seu prego (com cerca de 15 a 20 cm) e tenta espetá-lo na areia.
Cada participante terá que espetar o prego na areia, pelo bico, de diferentes formas de acordo com a maneira de o atirar, recorrendo muitas vezes à imaginação: pegando-lhe com os dedos (dois, três, quatro); ou dando-lhe efeito com outras partes do corpo, tais como braços, pernas e até coxas. É questão de decidir antes de começar.
O jogador continua a jogar enquanto o prego se espetar bem. Quando não consegue, deixa de jogar, ficando o prego no local onde caiu.
Os jogadores a seguir respeitam a forma de atirar o prego, devendo repetir a série de maneiras de atirar do primeiro jogador.
Ao se jogar com um prego por jogador, para além de espetarem o prego, os jogadores deverão, ao mesmo tempo, procurar acertar no prego que está na areia.
Quando um jogador acerta no prego do adversário este será eliminado do jogo.
As séries das várias maneiras de jogar têm de ser feitas todas de uma só vez, sob pena de voltar ao princípio da série onde se encontra.
Se a cabeça do prego ficar a tocar na areia, o jogador perde a jogada, passando a vez a outro.
Sem comentários:
Enviar um comentário