Com a elaboração e desenvolvimento dos jogos tradicionais, o grupo teve como principais objectivos por um lado, mostrar aos visitantes deste blogue como antigamente se ocupava o tempo livre, e por outro levar o sénior a reviver e relembrar momentos do seu percurso de vida. É importante não deixar que caia no esquecimento as tradições e costumes de tempos antigos. Grupo: Rita Garrido, Inês Campos, Claúdia, Nádia Félix, Filipe Ramalho, Luís Coelho e Helena
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Jogo do Pião
Jogo do Pião
Este jogo é praticado principalmente pelos rapazes, utilizam como material um pião de madeira e um cordão que, de acordo com a zona onde é jogado, se poderá chamar de baraço, cordel ou guita.
Depois de envolvido o pião com a guita, a partir do bico (ferrão), o pião é lançado ao chão com o objectivo de o colocar a girar ou bailar o mais tempo possível.
Em alguns casos, consoante as diversas variantes que o jogo pode assumir, desenha-se um círculo no chão, com um diâmetro pelo menos igual ao comprimento da guita e utiliza-se para o efeito o bico do pião. Aí são lançados os piões com o objectivo de retirar do círculo os piões adversários; atingido este objectivo, o pião vencido leva tantos niques dos outros piões quantas as combinadas previamente. Para levar os niques, o jogador lesado pode substituir o seu pião por um pião mais velho, que já sofreu anteriores ataques. Noutras formas de jogar, a própria guita pode ser utilizada para retirar o pião ainda em movimento rotativo de dentro do círculo, ou ainda se pode tentar colocar o pião a girar na palma da mão.
Sem comentários:
Enviar um comentário