Com a elaboração e desenvolvimento dos jogos tradicionais, o grupo teve como principais objectivos por um lado, mostrar aos visitantes deste blogue como antigamente se ocupava o tempo livre, e por outro levar o sénior a reviver e relembrar momentos do seu percurso de vida. É importante não deixar que caia no esquecimento as tradições e costumes de tempos antigos. Grupo: Rita Garrido, Inês Campos, Claúdia, Nádia Félix, Filipe Ramalho, Luís Coelho e Helena
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Jogo do Dominó
Jogo de Competição constituído por 28 peças, sendo que 21 delas correspondem a uma combinação de números.
Nº de Jogadores: Individual, de 2 a 4 jogadores
Material Necessário: Peças de Dominó
Pontuação: Ganha o jogador que se livrar primeiro das peças atribuídas.
Para dar início ao jogo, as peças são colocadas na mesa com a face para baixo, seguidamente são embaralhadas.
Os jogadores vão pegando nas peças da mesa até completar um total de 7. A peça que dará início ao jogo poderá ser escolhida de forma aleatória (um jogador que retira a peça do seu conjunto ou retirada do monte das peças restantes). Na sua vez o jogador, cada deve colocar uma peça na mesa que seja correspondente a uma que se encontre na mesa, e assim sucessivamente. Quando o jogador não tem a peça correspondente á que se encontra nas extremidades (isto em situações de competição de 2 ou 3 jogadores), poderá retirar do monte.
O jogador tem como principal objectivo livrar-se das peças antes dos demais. O jogador vencedor ganha os pontos das peças que o seu adversário ainda tem na mão. Caso o jogo termine porque ninguém tem peça adequada para colocar, o vencedor é aquele que tem menos pontos na mão.
A pontuação é atribuída consoante o valor das marcas da peça.
Sem comentários:
Enviar um comentário