Com a elaboração e desenvolvimento dos jogos tradicionais, o grupo teve como principais objectivos por um lado, mostrar aos visitantes deste blogue como antigamente se ocupava o tempo livre, e por outro levar o sénior a reviver e relembrar momentos do seu percurso de vida. É importante não deixar que caia no esquecimento as tradições e costumes de tempos antigos. Grupo: Rita Garrido, Inês Campos, Claúdia, Nádia Félix, Filipe Ramalho, Luís Coelho e Helena
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Jogo de Cartas “Paciência”
Jogo de cartas que é normalmente jogado num espaço amplo em que exista uma mesa para que se possam distribuir as cartas de forma perceptível.
Nº de Jogadores: Equipas de 2 jogadores cada
Material Necessário: Baralho de Cartas
Pontuação: Ganha a equipa que completar mais sequências de cartas do mesmo naipe de 1 a 13.
É necessário fazer um monte com 7 cartas. Coloca-lo na mesa virado para baixo; depois é necessário fazer um monte com 6 cartas e colocá-las da mesma forma à esquerda do primeiro monte, e assim sucessivamente até que fique somente um carta à esquerda do monte de 2. O restante das cartas passa a ser o monte de Compra.
Reservar os 4 espaços para a fase final do jogo, que podemos chamar de montagem.
Para começar jogo, vire a primeira carta de cada monte ao fazer isso terá 7 cartas reveladas. Se algum “Ás” for revelado, coloque-o num dos campos de montagem e vire a próxima carta do monte.
Após virar as cartas iniciais, o jogador deve verificar se á alguma carta vermelha com número.
O principal objectivo do jogo é completar os 4 campos de montagem na sequência de “Ás” a K (Rei).
Sequência de Cartas:
K ; Q ; J ; 10 ; 9 ; 8 ; 7 ; 6 ; 5 ; 4 ; 3 ; 2 ; ÁS
Sem comentários:
Enviar um comentário